Skip to content

Você é um imigrante certo?

agosto 30, 2011

Acho que todos que já passaram por isso, e os que ainda não passaram, inevitavelmente fizeram ou farão planos, tomaram decisões difíceis, e viverá as margens dessas decisões. Essa é a vida; as pessoas que estão de fora muitas vezes não entendem que a partir do momento que você decide mudar de pais você é meio como uma pessoa sem pátria, você não se sente mais parte do Brasil e ao mesmo tempo não pode viver apenas para o canada por que isso só de deixa mais frustrado. Nessa vida em cima do muro as vezes você lê coisas que te chateiam, essa semana li em alguns blog que a ministra da imigração do canada, fez uma declaração polemica sobe o canada não estar escolhendo certo seus imigrantes. Não sei qual será o impacto no processo atual e os futuros processos, mais na minha opinião o governo do canada não deveria estar preocupado com os imigrantes qualificados como nos brasileiros (excluído algumas profissões) porque se pensarmos bem, somos o tipo de cidadão que todo nação com o problema do canada iria querer ter. Somos pessoas que se encaixam em pre requisitos extremamente seletivos como idade, experiência profissional, educação, formação familiar e condições financeiras (já li exemplos que um processo completo de imigração ate o 1 ano pode chegar nos 50 mil reais).Passamos por um processo longo e tedioso, com entrevistas, dossiês, exames médicos, taxas entre outros.
Não posso afirmar mais, grande parte dos imigrantes qualificados brasileiros não são fugitivos, muitos de nos somos conceituados em nossas profissões e temos ótimas perspectivas financeiras e profissionais aqui. Falando por mim, e a grande maioria das que acompanho, são pessoas que querem contribuir e muito com o exercício da cidadania, coisa que é impossível aqui. Na verdade se o Brasil fosse mais organizado faria campanhas para manter muitos de nos aqui, por que muito mais do que lá, aqui as empresas sofrem muito mais com a falta de profissionais, sem dizer que o nosso problema é mais grave, pois não possui uma cadeia de ensino que entregará futuros profissionais qualificados.

Por fim, quero resumir que por mais polemica que seja a declaração, e por mais que cause receios sobre o futuro do processo de imigração, tenho certeza que nada irá mudar porque ao contrario do que o governo do canada diz que as seleções erram na escolha, pois a demanda do mercado de trabalho mudou, acredito que é mais importante escolher as pessoas certas do que as profissões certas, porque a demanda e a oferta sempre mudarão e sempre será flutuante, agora com as pessoas certas, pode se construir uma nação.

From → Canada, Processo

One Comment
  1. Eu tenho interesse em sair do Brasil e me mudar para o Canadá em menos de 8 anos. Se vou conseguir eu não sei, pois minha área não está “em falta”, mas eu continuo sonhando. Pode ser que os imigrantes errados sejam aqueles que não se empenham em aprender o Inglês com perfeição. Quando estive em Toronto, uma agente de viagens que estava acompanhando minha turma falou que ela é um pouco contra imigração. Ai ela contou de um caso em que foi em um órgão público e lá tinha alguém que falava um inglês que ela não entendia. Ou talvez as pessoas erradas são aquelas que, igual fazem no Brasil e em outros países, falam alto e jogam lixo no chão. Essa são coisas que não se tem como avaliar e só se vê quando os imigrantes já estão no país.

    Eu fico fazendo aquela simulação e já acho algo exigente, agora é esperar para ver se terá alteração.

Deixe um comentário

